O sobrado está situada numa área elevada do centro histórico, nos fundos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1690-1915) e de frente para o complexo conventual franciscano de Santa Maria dos Anjos (1660-1783). Ocupa uma posição de destaque no ponto mais alto dos rochedos, com sua frente voltada para a parte sul e baixa da cidade, e de fundos para os penedos que dão nome à cidade.
A origem da construção é ainda incerta, contudo pelas reconstruções históricas, o local hoje ocupado pela casa estaria situado na área interna ao Forte Mauritius, construído pelos holandeses a partir de 1637.
Com a retirada dos holandeses, em 1645, o forte, construído parte em terra, parte em alvenaria`de pedras, foi destruído, e seu material teria sido aproveitado para a construção dos edifícios mais importantes no entorno, como o Convento e Igreja de Santa Maria dos Anjos (1660), a Cadeia Pública (1662) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1690).
Curiosamente, a Igreja Matriz, situada ao lado do solar, foi construída em local ligeiramente mais baixo do que a casa, o que sugere que o local já estaria ocupado no séc. 17. Já o estilo arquitetônico sugere métodos construtivos da segunda metade do séc. 18.
É possível que parte da construção já existisse à época do forte, ou tenha sido construída utilizando material do seu desmonte.